ENTRADA DOS PALMITOS da maior Festa do Divino Espírito Santo do Brasil, é a de Mogi das Cruzes

A #Fé no bem. A #Fé do povo. A #Fé no Divino Espírito Santo!

Há quase um século, uma vez ao ano, os mogianos recebem em suas principais avenidas, em torno de 40 a 50 mil pessoas, entre participantes ou mesmo para assistir aos desfiles, da tão conhecida, ENTRADA DOS PALMITOS. Que tem como significado a saída do povo do campo, vindo à cidade, pra agradecer aos bons frutos e colheitas dos palmitos cultivados aqui na região.

As Congadas, trazem em seus grupos os elementos africanos, e com isso introduz o sincretismo ao evento.

Os cortejos com os carros de boi simbolizam a fartura. A musicalidade é pra compor e dar tom à alegria.

A maior festa do divino do país e, possivelmente, umas das maiores do mundo, une diversas religiões, entidades privadas e muitos voluntários, há mais de 300 anos, em nome da Fé no #Divino Espírito Santo. Para que o Mesmo seja celebrado e para que a #tradição se fortaleça a cada ano.

Na entrevista, o Professor, Historiador e Coordenador da Entrada dos Palmitos, Glauco Ricciele, conta com detalhes ao Canal, como é feita a organização para que tudo ocorra bem e os principais significados e motivos para que a Fé e a tradição sejam transformadas em disciplina e num resultado emocionante. Só quem já foi é capaz de sentir. Dá uma olhada no vídeo, depois comenta aqui o que achou…

***

Nossa entrevista, foi gravada na LER – Livraria Estância dos Reis, um lugar onde, literalmente, você respira cultura e conhecimentos, toma um ótimo café num ambiente super agradável e aproveita pra fazer boas amizades. http://www.lerestanciadosreis.com.br

Anúncios